A importância socioambiental do Cacoal Selva Park.


Cacoal é uma cidade do interior do Estado de Rondônia, com grande importância econômica para a região, onde a agroindústria, o comércio, e o setor educacional, são os pilares de uma economia, que se sustenta através da força de pessoas e famílias de diversas regiões do País, que á escolheram como a cidade de oportunidades, e busca de uma vida melhor.

Com estes avanços econômicos, e expansão demográfica, como em grande maioria das cidades amazônicas, logo vieram os impactos socioambientais e os desafios para garantir o crescimento urbano e econômico, e a preservação da região com maior biodiversidade do planeta através de políticas públicas.

O município de Cacoal, apesar de estar localizado na região amazônica, caminha quase parando, na promoção da conscientização ambiental para seus munícipes, não tendo sequer uma área de reserva ambiental, e/ou parque municipal urbano, que possa garantir a preservação e conservação da nossa fauna/flora, e inserir a população á programas de educação ambiental, e formar através da inserção e contato com a natureza, cidadãos conscientes, promotores de uma cidade sustentável, e ambientalmente saudável.

Em contrapartida, surge o setor privado, como o Cacoal Selva Park e entre outros, através de RPPN's (Reserva Particular de Patrimônio Natural), e exploração do turismo ecológico, que dão uma luz ao fim do túnel, na garantia de qualidade de vida, e uma Cacoal mais verde, e cidadãos ambientalmente conscientes.

O Cacoal Selva Park, é um grande refúgio para animais no perímetro urbano. Com seus habitas cada vezes mais pressionados pelo desmatamento, e crescimento urbano sem planejamento sustentável, restam-lhe, pequenos fragmentos de floresta para garantir-lhes a existência.

Se ainda hoje, vemos lindas Araras sobrevoando nossa cidade, e até mesmo escolhendo fazer seus ninhos em árvores do perímetro urbano, devemos agradecer, a estes fragmentos "refúgios", como ao do Cacoal Selva Park.

Ninguém preserva o que não conhece!!!

Graças ao fragmento florestal do Cacoal Selva Park, a cidade tem um grande registro e levantamento científico de fauna e flora, a maioria deles, realizados pelo curso de Ciências Biológicas da Facimed, onde através destes, se encontra em registro e levantamento, diversos grupos taxonômicos de suma importância para entendimento da ecologia do município, além de proporcionar, a utilização futura destes, em campanhas de educação ambiental para que alunos do município, saibam quais espécies por aqui existem, e assim, despertem para a proteção dos mesmos.

Onde o Cacoal Selva Park pode melhorar???

Todos sabemos, que o empreendimento é um dos maiores e melhores parque aquático da região norte, faltam-lhes, esta mesma força na promoção da responsabilidade socioambiental.

Mas isto, não se faz sozinho, sendo apenas mais uma decisão empresarial... esta construção é coletiva!!

Imaginem...

No ramo dos negócios, nem tudo precisa dar lucro, sobretudo, precisa ao menos se manter!!!

Qual a vantagem, de um empresário investir no socioambiental, com campanhas educativas, contratando funcionários conhecedores da vida local, para a realização de atividades ambientais, sendo que o público não está disposto a pagar, e/ou não se interessa por isso??

É por isso, que Cacoal precisa urgentemente, revisar suas políticas administrativas referente ao meio ambiente e sustentabilidade.

Precisamos incentivar, nossas escolas, professores e alunos, a utilizarem estes espaços para a aprendizagem da vida, e ecologia local.

Não para que eles possam pagar, e dar lucro a atividades socioambientais... Mas para que possamos ter uma cidade melhor, mais verde, mais sustentável, com maior qualidade de vida, e status elevado em causas ambientais.

Ou o município cria parcerias público-privadas para visitação e realização de educação ambiental, ou cria seus próprios programas e espaços públicos para isso.

Ou o município assume o seu papel conscientizador, com a criação de parques municipais. Ou o nosso cenário poderá ser ainda pior, sem sequer ter a oportunidade de ter esses locais por ser tarde demais, e sem nenhum fragmento florestal urbano restante.

No fundo, o meu desejo é que haja mais Cacoal Selva Park por aqui, e mais pessoas afim de utilizar esses espaços, não só como um clube aquático, mas com um grande intuito educacional de preservação a vida, e a natureza tão importante a todos nós cacoalenses.

Vamos discutir o assunto??

Comente o que achou do post, e vamos construir coletivamente uma cidade mais sustentável.


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Lagoa Laranjeira. Orgulhosamente criado por Wix.com